O QUE É?
O Lamarckismo é uma teoria proposta pelo naturalista francês Jean-Baptiste de Lamarck (1744-1829) no início do século XIX. É considerada a primeirateoria evolutiva.
O QUE LAMARCK PROPÔS?
De modo resumido, Lamarck afirmou que, quando o ambiente impõe uma condição aos seres vivos, estes sofrem transformações a fim de se adaptarem a ela. Ratificou seu pensamento por meio de duas leis: a Lei do uso e desuso e a Lei da transmissão das características adquiridas.
AS LEIS DE LAMARCK
Segundo Lamarck, as transformações adaptativas sofridas pelos seres vivos seriam regidas pelo uso e desuso. Assim, se um indivíduo utiliza intensamente uma parte do corpo em decorrência de uma exigência do meio, essa estrutura se desenvolve, ou seja, sofre hipertrofia; por outro lado, o pouco uso de uma estrutura acarretaria a sua atrofia. Essas novas características seriam transferidas aos descendentes.
EXEMPLIFICANDO
De acordo com a proposta de Lamarck, os ancestrais das girafas tinham o pescoço curto. Em determinado momento, houve um imposição do meio: os alimentos se restringiram a árvores altas. Devido ao esforço para alcançá-los, os pescoços das girafas foram se alongando. Essa nova característica (pescoço longo) passou a ser transferida aos descendentes no decorrer do tempo.
CRÍTICAS
A proposta de Lamarck, apesar de introduzir o conceito de adaptação, foi rejeitada pelo fundamento científico, pois as características adquiridas durante a vida de um indivíduo não são transferidas aos seus descendentes. Se cortarmos o rabo de um cachorro, por exemplo, os seus filhotes não nascerão com os rabos cortados, uma vez que apenas o material genético é herdado pelos descendentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário