domingo, 20 de julho de 2014

Porcentagem

Denomina-se porcentagem a medida da razão que apresenta como base o número 100 (razão centesimal). Assim, admitindo a razão 2/5, podemos transformá-la em centesimal se multiplicarmos o numerador e o denominador por 20.



Desse modo a razão centesimal 40 para 100 é equivalente à expressão 40 por cento e pode ser representada por 40% (forma porcentual).
 
Dica: um método fácil de expor a forma porcentual de uma razão é achando a sua forma decimal (dividindo o numerador pelo denominador), e multiplicando-a por 100. Veja:

2 = 0,4 (forma decimal)
5
 
0,4 . 100 = 40% (forma porcentual)
 
Vamos resolver as questões:
 
a) Maria decidiu fazer uma economia e guardou 45 % do seu salário. Se o salário dela é de R$ 900, quanto de dinheiro Maria juntou?



b) Uma TV de plasma que custava R$ 1.200 passou a custar R$ 900 durante uma promoção. Qual foi a taxa de porcentagem do desconto da TV?
 
A taxa de porcentagem será a razão entre o desconto em reais e o valor inicial da TV:
 
Desconto = 1200 – 900 = 300 (reais)

Proporção

Denomina-se proporção a igualdade entre duas razões. Considerando ab,c e d, diferentes de zero, podemos afirmar que eles constituem uma proporção se:




Nesse caso, a, b, c e d são chamados de termos da proporção, sendo a e dos extremos e b e os meios. Nas proporções, é valida a seguinte propriedade:


Confira as questões abaixo:
 
a) Calcular o valor de x na proporção abaixo:


b) Uma secretária cobra R$ 200,00 para a construção de 16 relatórios. Se determinado cliente lhe encomendou 42 relatórios, quanto de dinheiro a secretaria receberá?
 
Podemos resolver a questões de duas maneiras: a primeira consiste em, de forma proporcional, organizar os dados:
 
200 reais - 16 relatórios
x reais - 42 relatórios
 


A segunda é calcular a razão entre o dinheiro cobrado e o número de relatórios, isto é, quantos reais são cobrados por relatório:



Achando esse valor (12,50), multiplicamo-lo pelo número de relatórios encomendados:
 
12,50 . 42 = 525 (reais)

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA INGLATERRA

Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.

Até o final do século XVIII a maioria da população européia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.

Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.

A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.

Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias.

Diante disso, alguns trabalhadores se revoltaram com as péssimas condições de trabalho oferecidas, e começaram a sabotar as máquinas, ficando conhecidos como “os quebradores de máquinas“. Outros movimentos também surgiram nessa época com o objetivo de defender o trabalhador.
O trabalhador em razão deste processo perdeu o conhecimento de todo a técnica de fabricação passando a executar apenas uma etapa.
A Primeira etapa da Revolução Industrial
Entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada, primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução.

A Segunda Etapa da Revolução Industrial
A segunda etapa ocorreu no período de 1860 a 1900, ao contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período.
A Terceira Etapa da Revolução Industrial
Alguns historiadores têm considerado os avanços tecnológicos do século XX e XXI como a terceira etapa da Revolução Industrial. O computador, o fax, a engenharia genética, o celular seriam algumas das inovações dessa época.

REPRESENTAÇÃO DA TERRA

AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS 
Através dos paralelos determinamos a latitude. 
LATITUDE: Distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao equador. Pode ser norte ou sul . Varia de 0° a 90°. cada grau divide-se em 60 min. E cada minuto em 60 segundos. 
Através dos meridianos determinamos a longitude. 
LONGITUDE: Distância em graus que existe entre um ponto da superfície e o meridiano inicial de GREENWICH. A longitude pode ser oriental ou ocidental. Varia de 0° a 180°, tanto para leste como para oeste. 

FUSOS HORÁRIOS: A terra realiza o movimento de rotação de oeste para leste. Um dia corresponde a uma volta completa sobre si, diante do sol e leva 24 horas. A esfera terrestre se divide em 360° e o sol leva 24 horas para iluminá-la, conclui-se que, a cada hora são iluminados pelo sol 15 meridianos. 360° / 24 = 15° 

FUSO HORÁRIO : é o espaço compreendido entre 15 meridianos ou 15° que corresponde a uma hora. 

Se a terra gira de oeste para leste, devemos compreender que a hora aumenta para leste e diminui para oeste . Então, dentro do mesmo fuso horário, todos os lugares possuem a mesma hora. Para calcular a hora convencionou-se que o fuso horário inicial seria o fuso que passa por Greenwich. A hora determinada por esse fuso horário recebe o nome de GMT. O Brasil possui 4 fusos horários: 

O 1.º fuso horário brasileiro está atrasado em 2 horas em relação a Greenwich. 

O 2.º fuso horário – 3 horas ( Brasília) 

O 3.º fuso horário – 4 horas em relação a Greenwich e 1 hora em relação a Brasília. 

O 4.º fuso horário - 5 horas. 

LINHA INTERNACIONAL DA DATA
Foi necessário determinar a partir de qual meridiano deveria começar a contagem de uma novo dia. A linha escolhida foi o meridiano de 180° ( o antimeridiano internacional) ou linha internacional da data ( nenhum lugar habitado). EX.: se um viajante cruzar esta linha no sentido oeste – leste deve subtrair um dia ( 24hs) e, se cruzá-la no sentido leste – oeste, deve acrescentar um dia (24hs). 

Conclui-se que quando se cruza a linha internacional da data (180°) no sentido oeste – leste, retrocede-se em um dia, e ao contrário acrescenta-se um dia.


REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO 

CARTOGRAFIA: Ciência e arte da representação gráfica da superfície terrestre (mapa). 

CARTAS: representações gráficas de grande escala. 

MAPAS : representações gráficas de pequena escala. 

CLASSIFICAÇÃO DOS MAPAS 

1)Quanto ao assunto: 

Gerais: mostram a superfície terrestre em qualquer escala. EX.: mapas topográficos geográficos. 

Especiais: mostram temas específicos. EX.: Mapas físicos (relevo, clima, solos e rios); Biogeográficos(vegetação, fitogeografia, zoogeografia);Matemáticos:astronomia, geodésia; Econômicos; Políticos e outros. 

2)Quanto a escala: 

Plantas – até 1:1000 Topográficos – de 1:10.000 a 1:100.000 

Cadastrais – de 1:1000 a 1:10.000 Corográficos – de 1:100.000 a 1:1000.000 

Geográficos – acima de 1:1000.000 

ELEMENTOS DE UM MAPA 
A confecção de um mapa é muito complexa, abrange operações científicas, técnica e artística que vão desde o levantamento no terreno, análise de documentação ao estudo de expressões gráficas, etc. 

ELEMENTOS: Título, escala, projeção convenções. 

O que é escala
Relação entre a distância de dois pontos quaisquer do mapa com a correspondente distância na superfície da Terra. Traduzida, em geral, por uma fração, significa que essa fração representa a relação entre as distâncias lineares da carta e as mesmas distâncias da natureza, ou melhor: é uma fração em que o numerador (sempre a unidade) representa uma distância no mapa, e o denominador a distância correspondente no terreno, tantas vezes maior, na realidade, quanto indica o valor representado no denominador.
Se, por exemplo, a escala é:1:50.000, determinamos que qualquer medida linear na carta é, no terreno, 50.000 vezes maior. Se, na mesma carta, tomarmos uma distância de dois centímetros, esta corresponderá, no terreno, a 100.000 centímetros, que são iguais a 1000 metros, ou seja, 1 km.

Classificação das escalas

1) Escala numérica: As numéricas vem representada pelo enunciado da própria fração. A forma de representação no Brasil e na maioria dos países é, por exemplo, 1:100.000.
Uma escala numérica tem a grande vantagem de informar imediatamente o número de reduções que a superfície real sofreu. Por sua vez, é imprópria para reproduções de mapas através de processos fotocopiadores, quando há um ampliação ou uma redução do original.

2) Escala gráfica:A escala gráfica é representada por um segmento de reta graduado. Usando-se a escala gráfica, poderemos medir diretamente no mapa quaisquer distâncias no terreno, na medida representada. Ainda poderá existir, além das divisões da parte direita do zero, subdivisões ao lado esquerdo do zero afim de realizar aproximações.Como experiência: no mapa mural do Brasil, mais comum, que é o de escala 1:5.000.000, e que dispõe igualmente, da escala gráfica, poderemos descobrir a distância em linha reta, por exemplo, entre Brasília e São Paulo. Com uma simples tira de papel, marcamos com um lápis esse alinhamento.Com essa tira, iremos marcar, sobre a escala gráfica, a distância em quilômetros. Obteremos 875km. km. 
Escala Gráfica: Representa de forma gráfica a escala numérica. 
Cada unidade da escala, ou seja, 1 cm representa 50 km no espaço real. 
Obs:Uma escala será maior quando indica menor redução. Por sua vez, uma escala será menor quando indica mais redução.
Na relação de escalas a seguir, a maior será 1:5.000 e a menor será 1:5.000.000:
1:5.000 (maior)
1:500.000
1:5.000.000 (menor) 
OBS: Uma escala é tanto maior quanto menor for o denominador.

Escala numérica como calcular? 

É possível calcular um dos valores, caso as outras duas variáveis sejam conhecidas.
Primeiro a definição: Escala é relação de proporção (E) entre uma distância medida no mapa (d) e uma distância medida no terreno (D).

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS: 
É a representação de uma superfície esférica num plano (o mapa). É um sistema plano de paralelos e meridianos sobre os quais pode-se desenhar o mapa. 
A esfera sofre deformações quando projetada num plano (quanto distâncias, áreas e ângulos). 
TIPOS DE PROJEÇÕES: 

Eqüidistância:
 projeções que mantém as distâncias corretas. 
Equivalência: projeções que mantém as proporções corretas entre a área e o mapa.
Conformidade:
 projeções que mantém a igualdade dos ângulos na Terra e no mapa. 

CLASSIFICAÇÃO DAS PROJEÇÕES: 

PROJEÇÃO CILINDRA: (Cartógrafo Mercator) é feita sobra um cilindro, muito usada para confecção dos planisférios, onde paralelos e meridianos são representados por linhas retas que se cortam em ângulos reto. Apresenta distorções nas altas latitudes . Mapa Mundi. 

PROJEÇÃO CÔNICA: A superfície é representada sobre um cone imaginário. Mapas regionais. Os meridianos são linhas retas e convergentes, e os paralelos são círculos concêntricos. 
PROJEÇÃO AZIMUTAL: Projeção da superfície terrestre num plano. Os meridianos são linhas retas divergentes e paralelos são círculos concêntricos. Preferidos para representar as regiões polares. 
PROJEÇÃO DE MOLLWEIDE: Não utiliza superfície de contato, onde os paralelos são linhas retas e os meridianos, linhas curvas. EX.: Planisfério. 
ESTERIOGRÁFICA : Mapa Mundi.

CONVENÇÕES CARTOGRÁFICAS 
Sinais ou símbolos para representar no mapa o que se deseja. Os símbolos de convenção internacional são: 

REPRESENTAÇÃO DAS FORMAS DE RELEVO 
GRADUAÇÃO DAS CORES: 

MAPAS DE RELEVO OU HIPSOMÉTRICOS: 

VERDE: baixas altitudes 
AMARELO e ALARANJADO: médias altitudes 
MARROM e AVERMELHADO: maiores altitudes. 
MAPAS OCEÂNICOS OU BATIMÉTRICOS 
AZUL CLARO: pequenas profundidades 
VÁRIOS TONS DE AZUL até o mais escuro para grandes profundidades. 
CURVAS DE NÍVEL
São linhas empregadas para unir pontos da superfície terrestre de igual altitude sobre o nível do mar. Indicados no mapa por algarismos ( cotas de altitudes). 
HACHURAS:Pequenos traços de grossura e afastamento variáveis desenhados para exprimir maior inclinação do terreno.Quanto maior for a inclinação do terreno mais espessa será a linha e mais escuro aparecerá o mapa. 
SOMBREAMENTO
Baseado na gradação de cores onde as partes mais elevadas aparecem mais escuras. 

SENSORIAMENTO REMOTO 
AEROFOTOGAMETRIA : fotografia aérea tridimensional. Aparece tridimensional quando colocadas uma ao lado da outra de forma que apresentem igual posição ( com o auxílio de um estereoscópio).figura 

RADAR: É um sensor ativo para obter imagens, emite ondas eletromagnéticas através de uma antena transmissora e receptora de energia, a qual é processada e transformada em imagens que ficam registradas em fitas magnéticas ou filmes. 
SATÉLITES ARTIFICIAIS: Landsat (NASA) O Brasil tem 2 estações terrestres de rastreamento e de recepção de dados em Cuiabá (MT) e em Cachoeira Paulista (SP).O radar, instrumento usado na aviação é essencial para a segurança dos vôos. É um dispositivo eletrônico que detecta e localiza objetos fixos ou em movimento a longa distância ou invisíveis a olho nú. Evita colisões com obstáculos, orienta o fluxo de decolagem ou aterrisagens. As fotografias aéreas usadas na IGG (1914), nas últimas décadas , tornaram-se mais precisas, tem maior exatidão e detalhamento de mapas. As fotos lidas pelo estereoscópio (em três dimensões, que são transferidas para o mapa), fazem o mapeamento indireto chamado sensoriamento remoto.O mapeamento por satélites exige uma boa quantidade de recursos e equipamentos bastante modernos como radares e computadores. 

ESTRUTURAS E FUNÇÕES DOS VEGETAIS

Como todos os outros seres vivos, os vegetais precisam de nutrientes, água e gases do ar atmosférico.
Para extrair esses alimentos do ambiente em que vivem e produzirem seus alimentos, as plantas possuem órgãos especiais (raiz, caule e folhas) As flores, por sua vez, são responsáveis pela reprodução.
Para entender as funções vegetais, siga as explicações e examine atentamente as ilustrações:
1. No solo existem sais minerais dissolvidos em água. Esses elementos são absorvidos pela raiz, constituindo a seiva bruta.
2. A seiva bruta é conduzida pelo caule a todas as partes do vegetal, especialmente às folhas.
3. Nas folhas realiza-se a fotossíntese, pela qual a seiva bruta é transformada em seiva elaborada, verdadeiro alimento da planta. Assim, todos os vegetais são capazes de produzir seu próprio alimento. Eles são, portanto, autótrofos e podem ser encontrados em ambientes terrestres e aquáticos.
4. A seiva elaborada circula por todas as partes da planta, nutrindo-a.
5. Através da respiração, a planta absorve oxigênio, produz energia e libera gás carbônico.
6. A planta elimina água em forma de gotículas, função chamada sudação.
7. A planta também elimina água em forma de vapor, função denominada transpiração.
8. Nas flores encontram-se os órgãos sexuais da planta. É por meio delas que a planta se reproduz, produzindo frutos e sementes. Alguns vegetais não apresentam flores como estrutura de reprodução, porém realizam este processo através de outros órgãos.
FOTOSSÍNTESE:
As plantas realizam fotossíntese e para isso necessitam de luz, gás carbônico, água e clorofila.
Para a realização desse processo é necessário:
1. Clorofila (pigmento verde) fica nas folhas, então é lá que ocorre a fotossíntese;
2. Água e Sais Minerais (seiva bruta) que estão no solo, sendo importantes para o metabolismo da planta, são absorvidos através das raízes da planta, que ficam, em geral, enterradas, fixando a planta ao solo;
3. Gás Carbônico presente no ar atmosférico;
4. Luz fornecida pelo sol.
A seiva bruta é transportada das raízes até o caule, estrutura ereta formada por tecidos especiais que formam os vasos condutores de paredes resistentes, e depois para as folhas.
As folhas apresentam importantes características para a realização da fotossíntese, tais como:
* Tem vasos condutores (nervuras) que transportam a seiva bruta, absorvida das raízes;* Possuem clorofila, pigmento capaz de captar energia luminosa do sol;
* São largas, aumenta a superfície para a captação da luz;
* Possuem orifícios especiais, denominados estômatos, através dos quais penetra o gás carbônico do ar atmosférico, que é utilizado na fotossíntese, e sai o oxigênio.
O estômato abre quando há luz e água, dessa forma, é possível acontecer a fotossíntese, pois ao abrir durante o dia ele permite a entrada de gás carbônico, necessário juntamente com a luz para a produção de alimento, a partir da seiva bruta.
Quando está escuro e sem água o estômato se fecha.
O processo de fotossíntese pode ser representado assim:
Água
+
Gás Carbônico
Presença de Luz ®
߬ Clorofila
Açúcar
+Oxigênio
Como produto da fotossíntese, formam-se o açúcar e o oxigênio.
O oxigênio é liberado para o ar atmosférico através dos estômatos.
O açúcar é conduzido para os vasos condutores de seiva elaborada e distribuído para todas as células do corpo da planta.
Quando a produção de açúcar, na fotossíntese, é maior que o consumo, ele fica armazenado nas plantas sob forma de amido.
RESPIRAÇÃO:
Ocorre no interior de cada célula, onde o açúcar reage com o oxigênio, produzindo água, gás carbônico e energia, que possibilita a realização de todas as funções vitais da planta.
O processo de respiração pode ser assim representado:
 
Açúcar
+
Oxigênio
 
   ß  
 
Gás Carbônico
+   Água   +Energia 
Os seres unicelulares clorofilados são organismos muito importantes para a manutenção da vida em nosso planeta. São eles que produzem todo o oxigênio (fundamental para a respiração de todos seres vivos) presente na atmosfera e o alimento, sem o qual os demais organismos vivos não sobreviveriam, pois servem de alimento direta ou indiretamente, sendo a base das Cadeias Alimentares.
Por essas razões é de extrema importância preservar as áreas verdes e também evitara poluição, principalmente dos mares, pois a maior parte do oxigênio da atmosfera é produzida pelos organismos clorofilados marinhos.
TRANSPIRAÇÃO:
Um problema que as plantas enfrentam no ambiente terrestre é a perda de água através da superfície do corpo, por evaporação. Elas tendem a perder água quando estão em contato com o ar, o que chamamos de transpiração.
As plantas terrestres desenvolveram estruturas de revestimento do corpo para evitar a transpiração, tais como, a  casca nos caules e uma cutícula na superfície foliar.
A principal perda de água ocorre através dos estômatos, situados nas folhas. Essa água perdida é reposta pela absorção das raízes. Quando diminui a quantidade de água do solo, a planta consegue reduzir a perda, por transpiração, fechando os estômatos e evitando, assim, ficar desidratada. Aumentando a quantidade de água no solo, os estômatos se abrem, novamente, controlando, assim, a perda de água.
As folhas não são iguais, variando em tamanho, forma e espessura, observe:
*  Folhas com pouca espessura e superfície ampla perdem muito água por transpiração, sendo, normalmente, encontradas em plantas que vivem em regiões úmidas, pois a água perdida é facilmente reposta.
* Plantas adaptadas em regiões áridas, normalmente, possuem folhas grossas ou atrofiadas, perdendo pouca água.
* Nos cactos as folhas são extremamente atrofiadas, reduzidas a espinhos.

INTERAÇÃO DOS SERES VIVOS (ECOLOGIA)

Na natureza, existem diversos tipos de relações entre os seres vivos, sendo algumas benéficas e outras prejudiciais para cada um dos envolvidos.
Essas relações são classificadas como positivas, quando há ganho para um dos envolvidos ou para ambos, e como negativas, quando há prejuízo pelo menos para um dos envolvidos.
Quando ocorrem entre indivíduos da mesma espécie, as relações são denominadasintra-específicas e, quando são de espécies diferentes chamamos de interespecífica. Vamos observar mais detalhadamente essas relações, começando com os casos de relação intra-específica.

Colônia e sociedade

Os recifes de corais são formados por vários indivíduos unidos que, normalmente, trabalham em conjunto. Essa relação é denominada colônia. A união de diversos seres vivos da mesma espécie também ocorre de uma outra maneira, quando seus integrantes são extremamente organizados e desempenham funções diferenciadas, e não estão apenas unidos como é o caso das colônias. Chamamos de sociedade a essa relação e ela ocorre, por exemplo, entre abelhas, formigas e cupins.
Em uma colméia, a organização é perfeita, pois existe a rainha, responsável pela reprodução, o zangão, cuja função é fecundar a rainha, e as operárias que são estéreis e desempenham as mais variadas funções, como por exemplo, proteger e limpar a colméia, coletar o mel, fabricar os favos, etc.

Relações interespecíficas

Podemos destacar sete tipos de relações entre seres vivos de espécies diferentes:
1) A protocooperação em que os dois seres envolvidos cooperam um com o outro. Um exemplo disso é o que ocorre pássaro-palito e o jacaré. Trata-se de um tipo de pássaro que retira os resíduos de carne existentes entre os dentes do jacaré. Com isso, o jacaré ganha uma limpeza bucal e o pássaro recebe seu pagamento forma de comida. Nessa situação, os dois se ajudam, mas não dependem disto para garantirem sua sobrevivência, como é o caso que vem a seguir.
2) O mutualismo é uma associação imprescindível, pois ela garante que os dois animais envolvidos sejam beneficiados e sobrevivam. Um exemplo de mutualismo é o líquen em que acontece a associação de uma alga com um fungo: a alga produz alimento através do processo fotossintético que o fungo utiliza; este, por sua vez, absorve muita umidade e matéria orgânica que a alga aproveita.
Outra situação de mutualismo ocorre entre os ruminantes (o boi, por exemplo) e as bactérias em seu estômago. Os bovinos são herbívoros, mas, apesar disso, não produzem uma enzima denominada celulase, necessária para quebrar a celulose das folhas., Esse trabalho, então, é realizado pelas bactérias que, em troca, ganham alimentação e moradia.
3) Já no inquilinismo, nenhum dos seres vivos envolvidos retira nada do outro. O exemplo clássico é o das plantas epífitas (orquídeas e bromélias) que aderem aos troncos das árvores. Isso garante que consigam maior luminosidade e, portanto, tenham condições de realizar a fotossíntese para produzir seu alimento. Para as árvores, a presença dessas plantas é inofensiva.
4) O comensalismo é o ato de compartilhar do mesmo alimento. Ocorre, por exemplo, entre as hienas e os leões. Estes caçam sua presa e devoram parte dela até sentirem saciados. As hienas ficam a espreita da saciedade dos leões e então se alimentam do que sobrou. Nessa relação, as hienas se aproveitam do "trabalho" (a caça) dos leões , mas não os prejudicam.

  • Leoa devora zebra: exmplo de predatismo
5) Ao contrário, o parasitismo é uma relação onde um tira proveito do outro, prejudicando-o. Um exemplo, em nosso próprio organismo, são os piolhos e carrapatos. São chamados de ectoparasitas, pois se instalam do lado de fora do corpo. Mas há também os endoparasitas, que se instalam dentro do corpo, como os vermes que ficam em nosso intestino. Eles retiram grande parte dos nutrientes que consumimos, podendo nos causar anemia.
6) A herbivoria ou herbivorismo refere-se à alimentação dos vertebrados que se alimentam de plantas, conseqüentemente, predando-as. (No caso do homem, dá-se ao fenômeno o nome de vegetarianismo e, no caso dos insetos, de fitofagia.)
7) Finalmente, no predatismo, a relação é entre a presa (que servirá de alimento) e o predador (que caçará a presa). São muitos os exemplos que poderiam ser apresentados. Um deles é o que ocorre entre os leões e as zebras. O predatismo é de grande valia para o ambiente, pois ajuda a controlar a população de determinados animais.

Competição

Há ainda a competição entre os seres vivos, tanto intra-específica como interespecífica. Na intra-específica, os animais de uma mesma espécie disputam alimento, território, água, fêmeas, etc. A competição interespecífica ocorre normalmente por alimento e território.
Essas relações ecológicas são muito importantes, pois garantem a sobrevivência dos diferentes seres vivos e ajudam no combate da densidade populacional, de modo que favorecem o equilíbrio ecológico. Naturalmente, isso ocorre dessa maneira essencialmente onde não há a interferência humana.

20 possíveis temas da Redação do Enem 2014

1- Consumo de álcool por adolescentes.
A lei é bem clara. No Brasil, o consumo de álcool é proibido aos menores de 18 anos. Mas, como todas sabem, essa é uma lei freqüentemente descumprida em todos os cantos do país. Textos de apoio mostrando os malefícios do consumo de bebidas alcoólicas por menores e discutindo maneiras de solucionar esse problema tem “cara” de tema de redação do Enem, não acha?
2- Analfabetismo funcional no Brasil
De maneira simplificada, podemos dizer que o analfabeto funcional é o indivíduo que, mesmo capaz de identificar letras e números, não consegue interpretar textos e realizar operações matemáticas mais elaboradas. Embora tenha mostrado alguma evolução nos últimos anos, o quadro brasileiro nesse assunto ainda é bastante preocupante. Um problema social tão relevante e ainda mais ligado a educação é, com certeza, um possível tema de redação do Enem.
3- Bullying nas escolas
Uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de forma repetitiva, pode ser chamada de Bullying. Que tal organizar suas idéias para propor uma solução para essa problemática que acontece corriqueiramente nas escolas brasileiras?
4- Consciência ambiental
Questões ambientais sempre são apostas de especialistas e professores para possíveis temas de redação dos vestibulares. E uma análise muito importante é a forma de como desenvolver a consciência ambiental nos cidadãos. Vale a pena refletir sobre isso para não ser pego de calça curta na hora da prova.
5- Desigualdade entre homens e mulheres no Brasil
Podem não ser muito nítidas, mas ainda existem muitas diferenças entre homens e mulheres no Brasil. Para se ter uma ideia, de acordo com O Índice Global de Desigualdade de Gênero 2013, o nosso país ocupa a 62° posição dentre 136 países! Um tema rico e com muita pesquisa que deve ser feita, principalmente por quem vai prestar o Enem 2014. Já ouviu falar da “Marcha das Vadias”, por exemplo?
6- O destino do lixo no Brasil
Outro assunto referente às questões ambientais e que merece bastante atenção. Você sabia que o Brasil, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), terá apenas 60% do seu lixo destinado corretamente em 2014?
7- Os limites do Humor
Segundo Chico Anysio, um dos maiores humoristas brasileiros de todos os tempos, o humor deve visar á critica, não à graça. Mas após várias polêmicas envolvendo humoristas e personalidades, cabe a pergunta: Qual o limite entre liberdade de expressão ou preconceito?
8- Manifestações populares
Após as manifestações ocorridas em todo o país no ano passado, voltou à tona a discussão da linha tênue entre protesto e vandalismo. Afinal, como manifestantes e agentes do estado devem agir nos momentos de tensão?
9- Os efeitos da Lei Maria da Penha
No ano passado, o tema da redação do Enem tratou sobre os efeitos da Lei Seca no Brasil. Dessa forma, os efeitos da Lei Maria da Penha, que endureceu as punições de violência contra a mulher, pode muito bem ser cobrada neste ano.
10- O caos da mobilidade urbana
Tema de redação no Enem tem que ter problemática social. E, dentre os problemas mais comuns nos grandes centros urbanos brasileiros, o caos da mobilidade urbana, seja pelo excesso de carros ou pela ineficiência dos transportes coletivos, merece muita atenção.
11- Os desafios da saúde pública brasileira
Outro problema social do nosso país e que pode perfeitamente virar tema da redação de 2014 é referente à saúde pública. Ainda mais com toda a polêmica da vinda dos médicos cubanos ao Brasil.
12- Variedade Lingüística: o modo de falar do brasileiro
A dimensão continental do Brasil faz com que nossa língua tenha diversas variantes. Afinal, o que é “certo” e “errado” na língua?
13- Grandes eventos esportivos no Brasil
Embora este tema tenha sido uma das maiores apostas em anos anteriores, vale lembrar que a copa acontece este ano. Logo, este assunto continua atual e muito polêmico. Quais são as vantagens e as heranças dos países que sediam esses grandiosos eventos?
14- Consumismo e ostentação
Com a polêmica em torno dos chamados “rolezinhos”, que tomou conta de todo o noticiário nacional, vem à tona toda uma discussão de uma mídia voltada ao consumismo e a ostentação, que acaba excluindo uma grande parcela da população que agora grita por reconhecimento.
15- Liberação da Maconha
O Uruguai e os estados americanos de Washington e Colorado liberaram o uso da maconha. Considerando toda a ineficiência no combate ao tráfico da droga, será que não vale à pena o Brasil seguir o mesmo caminho?
16- Os abusos nos trotes universitários
A aprovação no vestibular é, sem dúvida alguma, umas das maiores alegrias de um jovem. Mas como evitar os abusos dos trotes que já provocou até a morte de vários estudantes.
17- DSTs entre adolescentes
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são consideradas como um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo. E no Brasil, claro, não é diferente. Um tema de redação propondo intervenção e/ou conscientização nessa área tem “cara” do Enem.
18- Redução da maioridade penal
Com o grave problema da violência urbana brasileira, a discussão da redução da maioridade penal sempre é candidata a tema de redação do Enem, pois permanece atual, polêmica e com argumentos poderosos dos dois lados.
19- Água e sustentabilidade
O ano de 2013 foi o “ano da água”. Assim sendo, é importante os estudantes estarem antenados em todas as questões relacionadas à água, desde a localização das maiores reservas até as diversas formas de economizá-la no dia a dia.
20- Respeito aos benefícios oferecidos aos idosos e deficientes físicos
Outro assunto bem cotado, já que a lei brasileira que estabelece infração gravíssima, com pena de multa e suspensão do direito de dirigir pelo prazo de 6 (seis) meses, bem como a remoção do veículo que estacionar em locais privativos de pessoas portadoras de deficiência física ou de pessoas idosas, dificilmente é respeitada.
Estes são nossos palpites para o tema da redação deste ano. Podemos dizer que a preparação do Enem envolve duas frentes de estudo. Para conseguir escrever uma bela redação no dia do exame, duas dicas são fundamentais: Treinamento (escrevendo pelo menos uma redação por semana) e muita leitura (pois os temas sempre trazem uma problemática social e bastante atual).
Já a outra parte da preparação tem como foco os conteúdos do ensino médio e aparece no exame em 180 questões de múltipla escolha. Aqui, a recomendação é muito estudo e dedicação, em todas as disciplinas, principalmente resolvendo provas de edições anteriores. Clique aqui para obter as últimas 5 edições do Enem resolvidas e comentadas.