domingo, 20 de julho de 2014

Energia Nuclear

O QUE É?
É a energia obtida mediante transformações no núcleo atômico através dos processos de fissão e fusão nuclear.
COMO FUNCIONAM ESSES PROCESSOS?
O primeiro processo (fissão nuclear) diz respeito à divisão do núcleo atômico de determinado elemento químico em duas ou mais partículas; o segundo, à união de no mínimo dois núcleos atômicos, a fim de originar um novo núcleo.
QUAIS AS SUAS APLICAÇÕES?
A aplicação principal desta energia é baseada na fissão do urânio. Na maioria das usinas nucleares, a energia obtida com o rompimento dos núcleos produz energia elétrica. No Brasil, as usinas nucleares Angra I e Angra II são responsáveis por suprir cerca de 3% da demanda de eletricidade.
VANTAGENS:
Nas últimas décadas, a energia nuclear aumentou a sua participação nas matrizes energéticas mundiais. É uma fonte rentável e produtiva. Além disso, os processos de produção de energia nuclear não envolvem a queima de combustíveis fósseis.
DESVANTAGENS:
- Os perigos trazidos pelo lixo atômico, extremamente tóxico ao meio ambiente e à saúde das pessoas.
- O risco de que ocorram novos acidentes como os de Three Mile Island (EUA) e Chernobil (Ucrânia), que causaram milhares de mortes e impactos ambientais profundos.


 

Lamarckismo

O QUE É?
 
Lamarckismo é uma teoria proposta pelo naturalista francês Jean-Baptiste de Lamarck (1744-1829) no início do século XIX. É considerada a primeirateoria evolutiva.
 
O QUE LAMARCK PROPÔS?
 
De modo resumido, Lamarck afirmou que, quando o ambiente impõe uma condição aos seres vivos, estes sofrem transformações a fim de se adaptarem a ela. Ratificou seu pensamento por meio de duas leis: a Lei do uso e desuso e a Lei da transmissão das características adquiridas.
 
AS LEIS DE LAMARCK
 
Segundo Lamarck, as transformações adaptativas sofridas pelos seres vivos seriam regidas pelo uso e desuso. Assim, se um indivíduo utiliza intensamente uma parte do corpo em decorrência de uma exigência do meio, essa estrutura se desenvolve, ou seja, sofre hipertrofia; por outro lado, o pouco uso de uma estrutura acarretaria a sua atrofia.  Essas novas características seriam transferidas aos descendentes.
 
EXEMPLIFICANDO
 
De acordo com a proposta de Lamarck, os ancestrais das girafas tinham o pescoço curto. Em determinado momento, houve um imposição do meio: os alimentos se restringiram a árvores altas. Devido ao esforço para alcançá-los, os pescoços das girafas foram se alongando. Essa nova característica (pescoço longo) passou a ser transferida aos descendentes no decorrer do tempo.
 
CRÍTICAS
 
A proposta de Lamarck, apesar de introduzir o conceito de adaptação, foi rejeitada pelo fundamento científico, pois as características adquiridas durante a vida de um indivíduo não são transferidas aos seus descendentes. Se cortarmos o rabo de um cachorro, por exemplo, os seus filhotes não nascerão com os rabos cortados, uma vez que apenas o material genético é herdado pelos descendentes.

Enem: MEC cria sistema para explicar o cálculo da nota do exame

Com o objetivo de facilitar o entendimento dos estudantes e sociedade quanto à metodologia de cálculo das proficiências no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criou o mapa de itens do exame. A iniciativa foi lançada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nesta segunda-feira, 25, em coletiva de imprensa, na sede do Ministério da Educação, em Brasília.
 
Por meio do sistema online, os interessados poderão acessar itens das provas, explicações sobre o cálculo da nota e entender como ocorre a variação da complexidade dos itens ao longo da chamada escala de proficiência. “O estudante terá acesso à descrição dos itens e saberá quais competências precisa melhorar”, destacou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
 
Além disso, os participantes do teste podem visualizar as habilidades que provavelmente já desenvolveram. O mapa de itens associa cada questão a um ponto da escala de proficiência, que varia de 0 a 1000 pontos.
 
Assim, o estudante poderá verificar o grau de dificuldade em que um determinado item se encontra. Os participantes com proficiência acima dessa posição possuem maior probabilidade de respondê-lo corretamente. Aqueles com desempenho abaixo dessa posição têm menor probabilidade de respondê-lo corretamente.
 
Os itens exibidos no mapa foram selecionados por uma comissão de especialistas, de acordo com critérios pedagógicos, para melhor representar o conjunto de habilidades e competências avaliados no exame. “Este sistema permite uma visão pedagógica aos estudantes quanto às competências e habilidades que já adquiriram”, explicou o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa.

Escolas – Durante a coletiva também foi anunciado que a partir desta segunda-feira, 25, estará disponível no portal do Inep, para consulta online, o sistema de notas do Enem por Escola 2012. “Por meio deste sistema, a escola terá uma análise das notas para realizar intervenções. O nosso objetivo é pedagógico”, ressaltou o ministro.

Proficiência – Desde 2009, a proficiência dos participantes do Enem é estimada por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Além de estimar as dificuldades dos itens e as proficiências dos participantes, essa metodologia permite que os itens de diferentes edições do exame sejam posicionados em uma mesma escala. Cada uma das quatro áreas do conhecimento avaliadas no Enem possui uma escala própria.

Enem – Criado em 1998, o exame é uma das principais portas de entrada em ações e programas do governo federal para acesso ao ensino superior, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na edição de 2013 do Enem participaram mais de 5 milhões de pessoas, quantitativo 20% superior ao de 2012.

Fonte: Portal do MEC/Assessoria de Comunicação Social do Inep.

Notação Científica

Notação Científica é um modo de representar um número por meio da utilização das potências de base 10. Tal notação é de suma importância para facilitar cálculos mais complexos, geralmente aqueles envolvendo números muito grandes ou muito pequenos.
 
Para escrever um número em notação científica, é essencial revisar os conceitos básicos de potenciação e dominar as potências de base 10 (com expoentes negativos ou positivos). Vejamos alguns casos:
 
10-3 = 0,001    
102 = 100   
10-1 = 0,1   
101 = 10   
103 = 1000 
10-2 = 0,01
 
Multiplicação de um número por uma potência
 
Na multiplicação de números pelas potências de base 10, movemos a vírgula de acordo com a indicação do expoente.
 
Se o expoente é positivo, movemos a vírgula para a direita por “x” casas, sendo “x” o número que representa o expoente. Observe os exemplos abaixo:
 
3,16 x 102 = 316 (movemos a vírgula por duas casas, à direita)
0,1123 x 103 = 112,3 (movemos a vírgula por três casas, à direita)
584 x 101 = 5840 (movemos a vírgula por uma casa, à direita)
 
Se o expoente é negativo, movemos a vírgula para a esquerda por “x” casas, sendo “x” o valor absoluto do número que representa o expoente.
 
0,25 x 10-5 = 0,0000025 (movemos a vírgula por cinco casas, à esquerda)
12630 x 10-3 = 12,63 (movemos a vírgula por três casas, à esquerda)
2122 x 10-1 = 212,2 (movemos a vírgula por uma casa, à esquerda)
 
Escrevendo por Notação Científica
 
Nos exemplos acima, vimos como multiplicar um número por uma potência de base 10. Agora faremos o processo oposto: representaremos um número em notação científica. Vale lembrar que um valor está descrito em notação científica se consistir no produto de um número (maior que 1 e menor que 10) por um potência de base 10. Fique atento à questão:
 
- Escreva em notação científica os seguintes números:
 
a)      200000
b)      0,036
c)       384
d)      89,2
 
Resolvendo a letra “a”:
 
Como estamos fazendo o processo oposto agora, a orientação das vírgulas muda. Para cada casa movida para a esquerda, acrescentamos uma unidade ao expoente da potência, que é positivo.
 
200000 = 2 x 105
 
Observação: A vírgula moveu-se por cinco casas, à esquerda, até que se obtivesse um número maior que 1 e menor que 10 multiplicado pela potência. Como foram cinco casas à esquerda, temos 105.
 
Letra “b”:
 
Para cada casa movida para a direita, acrescentamos uma unidade ao expoente da potência, que é negativo.
 
0,036 = 3,6 x 10-2
 
Observação:A vírgula moveu-se por duas casas, à direita, até que se obtivesse um número maior que 1 e menor que 10 multiplicado pela potência. Como foram duas casas à direta, temos 10-2.
 
Letra “c”:
 
384 = 3,84 x 102
 
Letra “d”:
 


89,2 = 8,92 x 101

Ordem de Grandeza

Ordem de Grandeza de um número é a potência de base 10 que mais se aproxima desse número. Apresenta-se como uma estimativa, que nos permite constatar qual potência está mais próxima de determinado número.
 
Suponha, por exemplo, que seja necessário calcular quantas horas possui uma semana. Ora, se um dia possui 24 horas e uma semana possui 7 dias, sabemos que o número de horas de uma semana será igual a 7 x 24 = 168 (horas).
 
De qual potência 168 está mais próximo? De cara, sabemos que a resposta é 102, uma vez que 100 é mais próximo de 168 do que 101 e do que 1000 (103). Assim, concluímos que a ordem de grandeza de 168 é 102. Embora pareça fácil, existem algumas regras para calcularmos a ordem de grandeza de números muito grandes ou muito pequenos – casos mais complicados. As regras básicas para o cálculo da ordem de grandeza (de um número qualquer) são:
 
1-      Colocar o número em notação científica.
 
2-      Verificar o fator numérico que está sendo multiplicado pela potência.
 
3-      Se o fator numérico for menor que 3,16, a ordem de grandeza do número é a própria potência da notação. Se o fator numérico for maior que 3,16, a ordem de grandeza do número é potência da notação com o acréscimo de uma unidade no seu expoente.
 
Com base nas regras acima, vamos achar a ordem de grandeza de 168 (que já encontramos anteriormente, por lógica):
 
Pondo em notação científica, temos que 168 = 1,68 x 102. O fator numérico desse número é 1,68. Como ele é menor que 3,16, a ordem de grandeza é a própria potência da notação: 102. Perceba que encontramos exatamente o mesmo resultado. Observe agora o cálculo da ordem de grandeza nos seguintes casos:
 
a)      Velocidade da luz no vácuo (aproximadamente 300.000 km/s).
 
Pondo em notação, temos que 300000 = 3 x 105. O fator numérico é 3. Como ele é menor do que 3,16, a ordem de grandeza da velocidade da luz no vácuo é 105.
 
b)      Distância da terra para o sol (aproximadamente 150.000.000 km)
 
Pondo em notação, temos que 150000000 = 1,5 x 108. O fator numérico é 1,5. Como ele é menor do que 3,16, a ordem de grandeza da distância da terra para o sol é 108.
 
c)       Velocidade do Som (340 m/s)
 
Pondo em notação, temos que 340 = 3,4 x 102. O fator numérico é 3,4. Como ele é maior do que 3,16, a ordem de grandeza da velocidade do som é = 102 +1 (acréscimo de uma unidade no expoente) = 103.
 
Questão Comentada
 
(UFRRJ) Uma determinada marca de automóvel possui um tanque de gasolina com volume igual a 54 litros. O manual de apresentação do veículo informa que ele pode percorrer 12 km com 1 litro. Supondo-se que as informações do fabricante sejam verdadeiras, a ordem de grandeza da distância, medida em metros, que o automóvel pode percorrer, após ter o tanque completamente cheio, sem precisar reabastecer, é de
 
a) 100.     b) 102.     c) 103.     d) 105.     e) 106.
 
Comentários: Se tal automóvel percorre 12 km com 1 litro, com 54 litros (tanque cheio), ele percorrerá x quilômetros. Por regra de três simples, sabemos que a distância percorrida é igual a 54 x 12 = 648 quilômetros. Em metros, podemos concluir que essa distância é de 648000 m. A questão nos pede que calculemos, portanto, a ordem de grandeza de 648000. Pondo em notação científica, temos que 648000 = 6,48 x 105. Como 6,48 é maior que 3,16, a ordem de grandeza é igual à potência 105 +1 106 (alternativa e).
 
 

Porcentagem

Denomina-se porcentagem a medida da razão que apresenta como base o número 100 (razão centesimal). Assim, admitindo a razão 2/5, podemos transformá-la em centesimal se multiplicarmos o numerador e o denominador por 20.



Desse modo a razão centesimal 40 para 100 é equivalente à expressão 40 por cento e pode ser representada por 40% (forma porcentual).
 
Dica: um método fácil de expor a forma porcentual de uma razão é achando a sua forma decimal (dividindo o numerador pelo denominador), e multiplicando-a por 100. Veja:

2 = 0,4 (forma decimal)
5
 
0,4 . 100 = 40% (forma porcentual)
 
Vamos resolver as questões:
 
a) Maria decidiu fazer uma economia e guardou 45 % do seu salário. Se o salário dela é de R$ 900, quanto de dinheiro Maria juntou?



b) Uma TV de plasma que custava R$ 1.200 passou a custar R$ 900 durante uma promoção. Qual foi a taxa de porcentagem do desconto da TV?
 
A taxa de porcentagem será a razão entre o desconto em reais e o valor inicial da TV:
 
Desconto = 1200 – 900 = 300 (reais)

Proporção

Denomina-se proporção a igualdade entre duas razões. Considerando ab,c e d, diferentes de zero, podemos afirmar que eles constituem uma proporção se:




Nesse caso, a, b, c e d são chamados de termos da proporção, sendo a e dos extremos e b e os meios. Nas proporções, é valida a seguinte propriedade:


Confira as questões abaixo:
 
a) Calcular o valor de x na proporção abaixo:


b) Uma secretária cobra R$ 200,00 para a construção de 16 relatórios. Se determinado cliente lhe encomendou 42 relatórios, quanto de dinheiro a secretaria receberá?
 
Podemos resolver a questões de duas maneiras: a primeira consiste em, de forma proporcional, organizar os dados:
 
200 reais - 16 relatórios
x reais - 42 relatórios
 


A segunda é calcular a razão entre o dinheiro cobrado e o número de relatórios, isto é, quantos reais são cobrados por relatório:



Achando esse valor (12,50), multiplicamo-lo pelo número de relatórios encomendados:
 
12,50 . 42 = 525 (reais)